Como diminuir o custo com os funcionários

Como diminuir os custos gerados pelos funcionários

Os funcionários são indispensáveis para o bom andamento de uma empresa, mas os custos que eles podem gerar são diversos e começam antes mesmo da contratação.

Isso porque um processo seletivo é cheio de detalhes e, muitas vezes, pode ser longo e exaustivo para empresa. Mesmo após a escolha do novo colaborador, há outros gastos, como os custos relacionados à admissão.

Além disso, é preciso considerar que as despesas com um funcionário não se restringem apenas ao salário pago mensalmente, pois também entram na conta as férias, o 13º salário, os benefícios e afins.

Por isso, cada vez mais as empresas buscam soluções que visam reduzir e, assim, aperfeiçoar processos, aumentar a produtividade e possibilitar investimentos e melhorias em todas as áreas do negócio.

Veja algumas dicas de como você pode economizar nas despesas com funcionários e como a terceirização pode lhe ajudar.

Atenção às horas extras

Mesmo que não pareça, a hora extra é uma das grandes vilãs de custos excedentes com funcionários, uma vez que isso significa despesa a mais na folha de pagamento.

Caso sua empresa esteja com um número grande de funcionários aderindo ao trabalho fora do expediente, pode ser um sinal de que a produtividade durante o horário normal está baixa, a carga de trabalho (exigência de prazo e qualidade) está excessiva ou o processo de trabalho seja falho em algum setor, ou seja, significa que algo está fora do normal e precisa ser resolvido.

Por isso, o ideal é procurar eliminar as horas extras e, caso necessário, rearranjar tarefas ou delegar as funções para que o tempo extra de um funcionário seja o menor possível.

Outra dica é optar pelo banco de horas, que consiste na transformação das horas extras em folgas para o funcionário. Porém, para isso, será preciso realizar um acordo coletivo com os sindicatos e as entidades de classe dos seus colaboradores.

Fique de olho na produtividade

Como já dito, as horas extras dos funcionários estão relacionadas à produtividade. Quando há a necessidade de se estender o horário de trabalho, significa que algo não está certo.

Nesse caso, uma dica é ficar de olho nos índices de produtividade de cada colaborador, analisar a quantidade de tarefas concluídas e o tempo que foi levado para executá-las sem erros.

Dependendo da situação da sua empresa, vale a pena implementar metas e estimular a produtividade como um dos pilares fundamentais do seu negócio, já que isso significa gastar menos para conseguir mais resultados.

Aposte em tecnologia

Apostar na tecnologia também pode ser uma boa solução para ajudar a diminuir custos com funcionários na sua empresa, pois ao automatizar tarefas você reduz o número de erros e ganha mais produtividade.

Agora, se você acredita que lidar com tecnologia seja algo complicado e que gerará apenas gastos, a melhor solução é contratar uma empresa terceirizada e que possua know-how para te ajudar na implementação e no gerenciamento desses recursos.

A tecnologia pode ser inserida em setores de gestão e produção, como o RH. A instalação de um software de gestão de pessoas faria com que o número de erros fosse diminuído a zero na hora de gerar as folhas de pagamento, por exemplo.

A redução de erros também evitaria problemas com a fiscalização e a necessidade de refazer um trabalho. Além de melhorar o relacionamento da empresa com os funcionários.

Assim, os benefícios não se restringem apenas a um aumento na produtividade, mas também diminui a taxa de rotatividade dos empregados, o que também reduz custos relacionados à contratação de novos colaboradores.

Cuidado com as demissões

Uma demissão nunca é uma situação agradável para nenhum dos lados. Apesar disso, algumas empresas acreditam que demitir funcionários antigos para contratar novos com salários menores é algo positivo, mas isso deve ser repensado.

Antes de demitir um funcionário, é preciso levar em consideração os custos que envolvem a rescisão de contrato, além, é claro, dos gastos com a contratação de novos colaboradores e com o treinamento da equipe.

Ademais, funcionários antigos possuem mais conhecimento da área aplicada à empresa, já os novos podem precisar de anos para conquistar a mesma experiência.

Terceirize mão de obra

Você sabia que a terceirização de funcionários pode trazer uma economia significativa de custos para sua empresa? O motivo dessa economia é a redução de uma série de gastos e burocracias que envolvem gerenciar colaboradores.

Ao recorrer a uma empresa terceirizada, sua empresa não precisará mais arcar com gastos relacionados à contratação, INSS, férias, 13º e demissão dos funcionários.

Essas tarefas serão de única e exclusiva responsabilidade da empresa terceirizada. Caso você venha a ter problemas com os colaboradores terceirizados, será a empresa prestadora de serviço que lidará com a situação.

Os benefícios de uma empresa prestadora de serviços terceirizados não se restringem apenas a isso. Outra vantagem é a economia que essa mudança pode gerar no orçamento anual do seu negócio.

Caso você ainda tenha dúvida se a terceirização viável para sua empresa, saiba que há diversos tipos de trabalho que podem ser executados por uma terceirizada, como limpeza, manutenção, RH, portaria, entre outros. A MXM SERVICE possui esses e outros serviços.

Conheça a MXM SERVICE

Agora, sabendo que a terceirização de serviços pode ajudar o seu negócio a diminuir os custos, você precisa conhecer a MXM SERVICE, empresa especializada na execução de serviços terceirizados, que atua no mercado há mais de uma década e garante ótima estrutura para atender diferentes setores e segmentos de trabalho.

A MXM SERVICE é dirigida e gerenciada por uma equipe de profissionais com larga experiência no setor de prestação de serviços de segurança, vigilância, controle de acesso, portaria, manutenção, limpeza, concierge, zeladoria, entre outros. Fale com a MXM SERVICE e descubra como ela pode contribuir com o crescimento da sua empresa.

artigos relacionados

Fechar Menu