Cuidados ao contratar uma empresa terceirizada

Cuidados ao contratar uma empresa terceirizada

A terceirização de serviços consiste em contratar uma empresa especializada para planejar e executar tarefas específicas dentro do seu negócio. Essa é uma solução que tem chamado cada vez mais a atenção de empresas que desejam economizar com mão de obra e aumentar a produtividade.

Ao contratar uma empresa terceirizada, as vantagens que se tem à disposição são muitas, como a redução de colaboradores ociosos, eliminação de gastos e burocracia com processo seletivo e acesso a profissionais altamente qualificados e treinados, uma vez que a empresa contratada investe na capacitação desses funcionários.

Porém, como qualquer outro serviço contratado, é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher uma empresa para prestar serviços.

Conheça abaixo os cuidados que se deve ter ao contratar uma empresa terceirizada. Tomando as devidas precauções, sua empresa poderá usufruir dos benefícios que a terceirização tem a oferecer e evitar uma série de problemas futuros.

Fique atento à documentação

É preciso ter certeza de que a empresa de serviços terceirizados é séria, por isso, é recomendado solicitar alguns documentos que comprovem competência e seriedade, tais como:

  • Certidões negativas de débitos estaduais
  • Certidões municipais e federais
  • Certidão de negatividade de reclamações junto ao Procon
  • Lista de clientes passados e atuais da empresa
  • Comprovante da qualidade dos serviços prestados

Acompanhe de perto os serviços prestados

Não é só porque seu negócio está contratando uma empresa terceirizada para fornecer colaboradores que você pode se abster de todas as responsabilidades. De acordo com a lei brasileira, uma empresa contratante também possui obrigações junto aos funcionários terceirizados e, caso seja preciso, arcará com questões processuais.

Assim, se a empresa prestadora de serviço deixar de cumprir suas obrigações junto aos colaboradores, como pagar os salários, por exemplo, a responsabilidade também passará a ser da contratante.

Por isso, antes de escolher uma empresa, tenha certeza de que os funcionários recebem ao menos o piso salarial da categoria. Isso será essencial caso haja uma fiscalização com relação ao pagamento do salário dos colaboradores.

Uma forma de prevenir possíveis problemas relacionados a isso é incluir uma cláusula no contrato que vincule o seu pagamento à apresentação dos holerites de pagamento e guias de recolhimento de tributos dos funcionários.

Quando a Justiça do Trabalho identifica que uma empresa presta serviços terceirizados de forma ilegal, reconhece a empresa contratante como a responsável por assumir todos os direitos, como encargos, verbas trabalhistas e rescisórias.

Para evitar esse tipo de situação, pesquise bem antes de assinar o contrato com uma empresa terceirizada e certifique-se de que ela possui autorização para exercer esse tipo de atividade.

Cuidado com a alta taxa de rotatividade

Uma alta rotatividade de funcionários dentro de uma empresa terceirizada pode ser sinal de que ela exerce má gestão interna ou não se preocupa com a qualificação dos trabalhadores, o que pode gerar transtornos para o seu negócio.

Além disso, essa constante troca de colaboradores pode indicar que a empresa não honra com os compromissos trabalhistas, ou seja, não efetua pagamentos em dia, não oferece a remuneração do piso aos funcionários, entre outros problemas.

Uma boa empresa terceirizada, de modo geral, possui baixa rotatividade, já que procura manter a estabilidade e garantir a fidelização dos seus clientes, fato que pode ficar comprometido quando os profissionais delegados a uma tarefa são sempre diferentes.

Para evitar situações inesperadas, converse com outros clientes da empresa, busque saber o nível de satisfação deles em relação aos serviços prestados e se já houve algum problema com os funcionários terceirizados.

O barato pode sair caro

Desconfie de empresas que apresentem preços muito discrepantes do restante do mercado, principalmente se cobrar um valor muito baixo. Ela pode estar escondendo um serviço de má qualidade.

Sempre dê preferência por empresas que oferecem um bom custo-benefício e que possuem planos e metas claramente definidas. Certifique-se também de que a instituição realiza treinamentos frequentes com os funcionários, conta com uma boa estrutura de atendimento e equipamentos de qualidade e oferece suporte aos profissionais responsáveis pelas tarefas.

Diante desses compromissos, fica claro que você não encontrará um bom serviço por um preço muito baixo. Porém, existem empresas que trabalham com valores médios do setor e realizam um trabalho de excelente qualidade.

Particularidades dos serviços terceirizados de segurança

Quando se terceiriza serviços de segurança, além das dicas acima, é preciso se atentar a outros detalhes a respeito da empresa prestadora de serviço:

  • Verifique se os profissionais são realmente bem treinados e certificados para executar esse tipo de tarefa.
  • Verifique se a empresa realiza reciclagem periódica e avaliação psicológica dos vigilantes, mesmo nos que trabalham desarmados.
  • Para vigilantes armados, verifique se são autorizados pela Polícia Federal. Essa autorização é obrigatória.
  • Em serviços de monitoramento é preciso detalhar em contrato quais serão os equipamentos utilizados, as manutenções e o seguro contra acidentes.

Conheça a MXM SERVICE

A MXM SERVICE é uma empresa especializada em terceirização de serviços, que atua no mercado há mais de uma década e apresenta estrutura para atender diferentes setores e segmentos de trabalho.

A empresa se preocupa em oferecer todo o suporte à empresa contratante. A mesma preocupação existe com os funcionários, que passam por treinamentos constantes e têm acesso aos equipamentos necessários para executarem suas funções com o máximo de excelência.

A MXM SERVICE é gerenciada por uma equipe de profissionais com larga experiência no setor de prestação de serviços de segurança, vigilância, controle de acesso, portaria, manutenção, limpeza, concierge, zeladoria, entre outros.

Entre em contato e descubra como ela pode contribuir com a sua empresa!



Fechar Menu