Saiba o que é a manutenção predial | MXM Service | Serviços Terceirizados

O que é manutenção predial?

Se você é síndico ou proprietário de um prédio, sabe do que se trata a manutenção predial? Este tipo de serviço é fundamental para manter a integridade física do prédio, e assim garantir uma maior segurança para todos aqueles que residem nele ou usufruem do mesmo.

A NBR 5674 da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, define a manutenção predial como todo conjunto de serviços a serem realizados em um edifício, seja para conservar ou recuperar a sua capacidade funcional, e atender as necessidades de segurança de todos os seus usuários.

Por isso, quem está à frente da gerência de um prédio, se encontra diante de uma grande responsabilidade, e caso você não entenda muito sobre o assunto, separamos as principais informações que você precisa saber sobre manutenção predial.

O que é manutenção predial?

É uma junção de serviços prestados por uma empresa especializada, que visa cuidar de toda a infraestrutura de um edifício, através de serviços de reparos, consertos e vistorias periódicas para checar se tudo está tudo certo com a estrutura predial.

Quem cuida de um prédio precisa entender que ele funciona como nosso corpo humano, envelhece com os passar dos anos, e se ele não for cuidado durante toda sua vida, ele vai acabar “morrendo”.

Ainda, prédios possuem um agravante a mais quando comparados ao nosso corpo, edifícios sofrem com as intempéries da natureza, chuva, vento, frio, calor, e nós não, mas a exposição constante a esses fenômenos, pode sim comprometer a estrutura física até do melhor prédio já feito do mundo.

Assim, a manutenção predial visa aumentar a vida útil do edifício como um todo, estruturalmente, hidraulicamente, eletricamente e por aí vai.

Será esse cuidado em zelar pelo bom estado da infraestrutura, que irá garantir maior segurança aos usuários, sem desvalorizar o patrimônio.

Tipos de manutenção predial

Há três tipos de manutenção predial que pode ser realizada:

  1. Manutenção preventiva
  2. Manutenção corretiva
  3. Manutenção preditiva

Entenda mais sobre cada uma abaixo:

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é aquela realizada antes que haja a necessidade real de se fazer reparos, estando relacionada a atividades que ajudem a conservar as funcionalidades do edifício.

Os principais serviços de manutenção preventiva incluem:

  • Inspeção das instalações elétricas e hidráulicas;
  • Inspeção de áreas comuns, sistemas de segurança, equipamentos e afins;
  • Verificação dos elevadores;
  • Verificação das instalações de gás;
  • Verificação da integridade da cobertura.

Além dos custos menores, uma das principais vantagens da manutenção preventiva, é a possibilidade de aumentar a vida útil dos equipamentos e instalações do edifício, redução de paradas para consertos, e claro, menos riscos de acidentes.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é de fato a correção de problemas e desgastes nas instalações, máquinas e equipamentos do. É a manutenção que reage e resolve um problema, sendo por isso, mais cara.

Os serviços realizados na manutenção corretiva incluem:

  • Conserto de vazamento de água;
  • Impermeabilização do piso após uma infiltração;
  • Reparos de rachaduras e fissuras na estrutura do predial;;
  • Troca de peças do elevador que deixou de funcionar.

Também, é durante a manutenção corretiva, que as máquinas ficam paradas por um maior tempo, algumas vezes, há a necessidade urgente de comprar materiais, se faz necessária maior número de mão de obra, sendo assim, possui um valor mais elevado para contratação.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva apresenta as características dos dois tipos apresentados anteriormente, ela pode ser requerida em uma situação de correção e passa verificar regularmente os equipamentos e instalações a fim de garantir sua melhor funcionalidade.

Está se trata de um tipo de manutenção predial de custo mais baixo, e é menos trabalhosa que a corretiva.

Os serviços realizados na manutenção preditiva incluem:

  • Técnicas para avaliar as atuais condições dos equipamentos e das instalações;
  • Quando avaliado, define-se qual estratégia de periodicidade será aplicado em um determinado equipamento ou instalação, (isso contribui para reduzir paradas prolongadas de manutenção corretiva, que sempre possuem custos mais altos).

As vantagens da manutenção preditiva são:

  • Diminuição de intervenções para correções;
  • Elimina inspeções físicas e a desmontagem das máquinas;
  • Aumento da vida útil dos equipamentos e instalações;
  • Definição das causas que originaram os problemas;
  • Custos de manutenção mais baixos.

Precisa de manutenção predial?

Agora que você compreendeu a importância da manutenção predial, precisa contratar uma empresa especialista neste assunto para prestar este serviço ao seu edifício.

Não se preocupe quanto a isso, pode contar com a MXM SERVICE!

Uma empresa especializada em terceirização de serviços e manutenção predial, atuando no mercado de prestação de serviços a mais de uma década, com estrutura para atender todos os setores da economia.

A MXM SERVICE é dirigida e gerenciada por uma equipe de profissionais com larga experiência no setor de prestação de serviços de segurança, vigilância, controle de acesso, portaria, manutenção, limpeza, concierge, manutenção predial, zeladoria, entre outros.

Conheça os serviços que a MXM SERVICE e passe a economizar com gastos em manutenção.

artigos relacionados

Equipe de segurança predial
Serviços Terceirizados
MXM Service

Equipe de Segurança Predial

Entenda a importância de ter uma boa equipe de segurança predial Com o evidente crescimento da criminalidade, a preocupação com a segurança também precisa aumentar.

leia mais > > >
Fechar Menu